sentimentos-de-culpaSentimentos de Culpa

A principal e mais grave punição para quem cometeu uma culpa está em sentir-se culpado. Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres. Pois Ninguém deve culpar-se pelo que sente, não somos responsáveis pelo que nosso corpo deseja, mas sim, pelo que fizemos com ele." Antidepressivos tratam a dor depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão e não dá para nutrir sentimentos como hostilidade, ciúme, medo, culpa, depressão. Essas são emoções tóxicas. Importante: onde há prazer, há a semente da dor, e vice-versa.

O segredo é o movimento: não ficar preso na dor, nem no prazer (que então vira vício). Não se deve reprimir ou evitar a dor, mas tomar responsabilidade sobre ela. A melhor forma de lidar com a culpa é reconhece-la … Muito Cuidado ! A maioria dos sentimentos de culpa são frutos da sua imaginação .. Ninguém têm sentimento de culpa, apenas o medo de ser culpado. Não somos culpados pelo o que sentimos. Somos culpados pelo o que fazemos com o que e por causa do que sentimos! A vida sempre nos dar a oportunidade de consertar os erros, a culpa que sentimos não é de ter errado, mas, sim, de não ter tentado consertar o dano.

Na realidade o que precisamos é crer intensamente que viver sem medos ou consequências, sem sentimento de culpa da oposição. É agir sem retroceder, vivendo o presente com liberdade. Mas e então de quem é a culpa ? A culpa é desse sentimento que nos tira a razão e da realidade.

Por S.I.M

Encontre mais artigos de interesse na nossa Revista Digital